O seu primeiro passo para uma linha de envernizamento inteligente

ModEX

Transparência na produção e automação são alguns dos fatores-chave fundamentais para toda a produção. A possibilidade de recolher todos os dados relevantes para a produção das linhas de produção permite que uma empresa tenha uma compreensão mais detalhada acerca das possíveis melhorias do processo.

Uma linha de envernizamento, constituída por diversas unidades individuais, oferece várias possibilidades de redução de custos. Uma conexão inteligente e automatizada entre as unidades individuais pode ser útil para esse fim. O sistema de transferência de dados ModEX da Koenig & Bauer MetalPrint abre novas possibilidades de operar a sua linha de envernizamento de uma forma inteligente e automatizada.

Modularidade para flexibilidade máxima

Visto que as exigências e ideias em torno da digitalização e automação são diferentes de cliente para cliente, o ModEX é concebido de forma modular. Assim, o cliente pode decidir quais funcionalidades gostaria realmente de usar. Para além disso, é possível adicionar posteriormente outros módulos. Isso permite ao cliente crescer e aprender com as novas possibilidades que o ModEX tem para oferecer.

Módulo base

A base é o chamado “ModEX Módulo base”. Abre todos os componentes individuais, que são usados em uma linha de envernizamento, para conectar com o sistema MES, PPS ou MIS do cliente. A interface usada para esse efeito é o padrão OPC-UA, que é uma interface padrão do setor para máquinas. A linha de envernizamento é equipada com um servidor OPC-UA, adicionalmente protegido com um Firewall integrado que protege a rede das máquinas da produção ou a rede de clientes. Com essa tecnologia, cada componente das máquinas está preparado para transmitir mensagens da máquina, mensagens de erro e valores reais, em tempo real, ao sistema de clientes. Com o módulo base, a comunicação entre a linha de envernizamento e o sistema de clientes é unidirecional.

Transferência de dados com o sistema de clientes

Com o “ModEX Data Exchange Module (DEM)”, o ModEX estabelece uma comunicação bidirecional com o sistema de clientes. Isso permite que o ModEX receba informações acerca das próximas tarefas de produção. As informações de tarefas podem consistir em diferentes parâmetros, como, por ex.:

  • Tamanho da placa
  • Espessura da chapa
  • Número de produção
  • Número da tarefa
  • Temperatura do forno
  • Frequências do ventilador
  • Quantidade total de placas de chapa
  • Quantidade de placas de chapa por palete

Todas as informações relativas à próxima tarefa serão fornecidas pelo sistema de clientes ao ModEX pouco tempo antes do início da tarefa seguinte. Para além das informações do módulo base (mensagens da máquina, mensagens de erro, valores reais), o módulo de transferência de dados fornece muito mais informações ao sistema de clientes. Por exemplo:

  • Placas por palete
  • ID dos paletes
  • Número total de placas de chapa
  • Consumo de gás
  • Temperaturas do forno registradas durante a produção

Todas as informações são automaticamente fornecidas ao sistema de clientes no final de cada tarefa. O operador pode se concentrar na produção, visto que o ModEX fornece as informações de forma completamente automática.

Redução de custos através da automação

Um dos maiores fatores de custo na produção continua sendo o operador. Não admira que os sistemas baseados em robôs ou em câmeras estão em ascensão, para apoiar o operador e acelerar os processos. O ModEX leva essa forma de automação à linha de envernizamento. Isto começa com um arranque e paragem automáticos da produção, dependendo da tiragem por tarefa, uma informação que é transmitida do sistema de clientes ao ModEX. Isso significa que o ModEX parará o marginador, assim que a quantidade necessária de placas for introduzida na linha de produção. Se um empilhamento duplo ou triplo estiver instalado, o ModEX até muda automaticamente a caixa empilhável, assim que a quantidade desejada por palete for empilhada. A quantidade de placas de chapa envernizadas já não depende do operador. Com uma produção anual de 5000 tarefas e um preço de chapa de 1,00 euro, a poupança com uma produção excessiva de dez placas por tarefa é de 50.000 euros. Uma parte da preparação de uma linha de envernizamento são processos como a configuração de novos parâmetros em diferentes componentes da máquina ou a documentação de dados de produção. Visto que o ModEX realiza automaticamente essas tarefas através da comunicação com o sistema de clientes, o operador pode poupar tempo e, com isso, aumentar o tempo de produção por ano. Se considerarmos também aqui 5000 tarefas, uma poupança de tempo de 5 minutos por tarefa pode poupar mais de 100.000 euros por ano.

Uma linha de envernizamento “inteligente” e em rede

Visto que todos os componentes na linha de produção estão conectados com o ModEX, o estado de cada componente é visível para o sistema a qualquer momento e é igualmente exibido na tela do operador do ModEX. A apresentação geral indica qual tarefa está em que parte da linha de produção e quais parâmetros estão definidos nos respectivos componentes. Com essas informações, o ModEX está agora disponível para realizar operações de configuração sem a interação do operador. Exemplo: A tarefa 1 é neste momento executada. A temperatura necessária na zona de aquecimento é de 200 °C. A tarefa seguinte do MES é a tarefa 2, que requer uma temperatura de 210 °C na zona de aquecimento. O ModEX irá neste momento começar a aumentar automaticamente a temperatura na zona de aquecimento, assim que a última placa de chapa da tarefa 1 tiver saído da zona de aquecimento, para não perder tempo durante a operação de configuração. Mais uma vez, tudo funciona sem a intervenção ou um atraso provocado por uma intervenção manual do operador. Esta tecnologia aproxima a visão de uma linha inteligente e autônoma.

Imagem: Visão geral das linhas com números de tarefa atuais, números de produto e parâmetros carregados

A base para desenvolvimentos futuros

O ModEX forma o início de uma nova estratégia de automação e digitalização da Koenig & Bauer MetalPrint. Visto que, neste momento, existem outros módulos para o ModEX em desenvolvimento e design, a gama de funcionalidades e atualizações está sendo constantemente expandida. O ModEX está disponível para novas linhas de envernizamento e impressão. Também estão disponíveis reequipamentos, mediante pedido.

Damian Pollok

foto de fundo: O sistema de transferência de dados modular ModEX abre novas possibilidades para operar a sua linha de envernizamento de uma forma inteligente