O maior investimento na história da gráfica brasileira de embalagens

Box Print em ritmo de crescimento

Dinâmico e ao mesmo tempo desafiador. Essas características norteiam a indústria gráfica, especialmente o setor de embalagens. Também considerando que a dinâmica brasileira em 2019 foi marcada por muitos altos e baixos no âmbito econômico, reduções sucessivas dos juros, altas e quedas históricas da cotação do dólar, é preciso colocar nos primeiros lugares do pódio as empresas que confiam e investem no Brasil.

É neste ponto que entra a Box Print. Sempre atenta aos movimentos inerentes ao mercado de embalagens, a gráfica, que completou 61 anos, entende que 2019 foi um ano de consolidação dos investimentos para posicionar o seu parque gráfico entre os mais bem equipados da América Latina. “Em 2019, a Box Print realizou o maior investimento em equipamentos da sua história. Não apenas atualizamos as nossas máquinas, tornando nosso parque gráfico mais moderno e eficiente, mas também estamos ampliando nossa capacidade de produção em todas as 3 unidades fabris”, de acordo com a diretoria da Box Print.

Estar à altura do seu tempo

Para atualizar a área de impressão, a Box Print decidiu investir nas impressoras da Koenig & Bauer, multinacional alemã com mais de 200 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas de impressão.

Na visão dos diretores é fundamental que a Box Print consiga se manter atualizada diante das tendências de mercado. “Focar na inovação sempre foi um de nossos princípios. Há anos estudamos os mercados e as principais necessidades de nossos clientes. Para esta aquisição não foi diferente. Passamos boa parte do ano elaborando um profundo e detalhado estudo, incluindo diversas viagens ao exterior, para configurar o que seria a próxima geração das impressoras do nosso parque industrial”.

Configurada para atender no menor tempo possível e com a mais alta qualidade de impressão, a Box Print chega em 2020 bem mais robusta. “Buscamos uma melhoria no nosso tempo de produção, aumentando ainda mais nossa eficiência produtiva, mantendo o alto nível e comprometimento com a qualidade de nossos produtos. Nosso posicionamento é de uma empresa parceira focada em agregar valor ao negócio de nossos clientes, através de nossos serviços e diferenciais, e nossos investimentos alinham-se com esta filosofia”, comentam os executivos.

Vista geral dos pavilhões de produção da Box Print em Campo Bom, a poucos quilômetros de Porto Alegre

Produção convencional e UV

Ao explorar uma visão 360° levando em consideração a necessidade da sua carteira de clientes, a gráfica colocou as cartas na mesa e incentivou a Koenig & Bauer a mostrar que a família Rapida tem aptidão para trabalhar com diferentes insumos e imprimir diferentes substratos. “Os equipamentos foram configurados para operar com tintas e vernizes convencionais ou UV. Desta forma, teremos um aumento de capacidade produtiva para todos os tipos de acabamentos. O principal objetivo é elevar a nossa produção a fim de atender a toda e qualquer necessidade de nossos clientes”, destaca a equipe técnica.

Desde a sua origem, em 1958, ainda sob a denominação “Cartonagem Campo Bom”, até os dias atuais, já como o Grupo Box Print, a gráfica sempre reconheceu que foi criada para construir – e consolidar – legado.

Centro de inovação próprio

Não é à toa que a companhia estabeleceu ao longo das décadas um rico acervo de iniciativas disruptivas, da pré-impressão ao acabamento. “Há diversos acabamentos desenvolvidos internamente pelo nosso centro de inovação. E queremos continuar sendo reconhecidos no mercado pela nossa expertise técnica, foco em inovação e geração de valor para os produtos de nossos clientes”, comenta a diretoria.

Paulo Faria, diretor geral da Koenig & Bauer (BR), enxerga a Box Print como exemplo de eficiência. “As impressoras embarcam o que há de mais moderno quando o assunto é tecnologia de impressão. O time da Box Print tem uma visão detalhada sobre as necessidades da gráfica e, consequentemente, retransmitem quais são as configurações que melhor atendem o cotidiano da empresa”, observa Faria.

Ao acompanhar as necessidades do mercado gráfico, e consequentemente dos seus clientes, a Koenig & Bauer sente-se confortável para oferecer sistemas de impressão que entendem as tendências de mercado.

Depois de tanta informação, fica mais claro o posicionamento da Box Print: “Nosso trabalho é fazer de cada interação com nossas embalagens uma experiência inesquecível.”

Fábio Sabbag

Perguntas:

foto de fundo: Na moderna sala de impressão da Box Print, desde o ano passado duas máquinas Rapida 106 estão em operação – um delas de cinco cores e outra com seis, cada uma com torre de verniz e extensão tripla do sistema de saída