“As máquinas de estampagem rotativa são mais do que máquinas de estampagem de base plana”

A Rapida RDC 106 como máquina de estampagem no molde e máquina de estampagem de caixas de papelão dobráveis

Há quatro anos, a Koenig & Bauer exibiu pela primeira vez na Drupa uma máquina de estampagem rotativa para a produção de caixas de papelão dobráveis. Muita coisa aconteceu com a máquina até agora. A Rapida RDC 106 evoluiu para uma máquina de estampagem de caixas de papelãodobráveis com alta produtividade. A Report falou com Johannes Naumann, chefe do departamento de desenvolvimento da Koenig & Bauer Sheetfed, sobre a alternativa às máquinas de estampagem de base plana tradicionais.

Report:

Em que altura a Koenig & Bauer começou a desenvolver máquinas de estampagem rotativa? Qual foi o motivo para isso?

Johannes Naumann:

A demanda surgiu a partir de impressoras de molde há alguns anos. Aqui é normalmente usada a impressão contínua em sentido longitudinal para a produção. Com o aumento da produção em uma ampla faixa na impressão offset, somente estão disponíveis para processamento posterior máquinas de estampagem de base plana que trabalham muito lentamente com este material. É por isso que têm surgido pedidos por máquinas de estampagem que produzam mais rapidamente.

Report:

Por motivo as máquinas Rapida são adequadas para a estampagem rotativa?

Johannes Naumann:

As máquinas Rapida podem ser usadas universalmente e, graças ao sistema de cilindros de duplo tamanho em passagem de folhas, são particularmente adequadas para uma ampla gama de materiais de impressão. As máquinas de estampagem rotativa têm passagens de folhas contínuas, sendo esse o pré-requisito para um alto desempenho. As máquinas de estampagem de base plana, por outro lado, trabalham de forma descontínua e, por isso, possuem uma limitação de desempenho na passagem de folhas. Além disso, muitos grupos de componentes das máquinas Rapida podem ser incorporados na máquina de estampagem rotativa. Isso começa no marginador, estende-se à instalação, na qual a folha está tão precisamente alinhada quanto na impressão, e chega à operação, que é idêntica em muitos detalhes à das máquinas de impressão offset. Isso significa que as máquinas de estampagem podem também ser integradas em um sistema de impressão offset.

Report:

Quais foram as principais etapas do desenvolvimento?

Johannes Naumann:

Primeiro, substituímos o cilindro de chapas por um cilindro magnético. Em seguida, adicionamos jackets mutáveis no cilindro de contrapressão. Um outro desafio foi tornar as máquinas de estampagem resistentes à torção e à deformação. Foi necessário também controlar a deformação térmica. Por exemplo, uma diferença de temperatura de um grau pode causar um desvio de até 7,5 µm durante a estampagem. As máquinas de estampagem operam, por isso, com compensação de temperatura. Isso significa que elas estão equipadas com circuitos de controle térmico.As máquinas de estampagem estão equipadas com uma configuração de profundidade de estampagem motorizada muito sensível, que permite configurações de 1 µm.

Report:

E o tempo necessário?

Johannes Naumann:

Há quatro anos, oferecemos a Rapida RDC 106 como uma máquina de estampagem no molde e apresentamos a máquina de estampagem de caixas de papelão dobráveis na Drupa. Depois disso, foram encontrados os primeiros clientes de testes industriais. O Grupo Edelmann recebeu a sua primeira máquina de impressão com ranhuras e estampagem e uma estação de decapagem. A grande vantagem desta máquina é que cada etapa do processo é realizada em um dispositivo próprio. Isso permite que cada etapa do processo seja configurada separadamente. Já não são mais necessários compromissos nas ferramentas de combinação. Há dois anos, começamos o desenvolvimento de um blanker automático. Além disso, otimizamos as máquinas de estampagem, ranhuras e gravações, bem como as suas ferramentas. Para a Drupa, está agora disponível uma Rapida RDC 106 para a produção automática de estampagem de caixas de papelão dobráveis a altas velocidades de produção de até 15.000 folhas/h.

Report:

Qual é a situação atual?

Johannes Naumann:

A máquina RDC está disponível tanto como máquina de estampagem de etiquetas como máquina de estampagem de caixas de papelão dobráveis para a produção industrial. Nós a desenvolvemos para ambas as aplicações, o que naturalmente não exclui outras melhorias e otimizações para o futuro. Para o mercado de caixas de papelão dobráveis, estão disponíveis as seguintes etapas do processo: gravações, ranhuras, estampagem, decapagem e preenchimento em branco. Dependendo do trabalho, a máquina atinge um desempenho de estampagem de até 15.000 folhas/h. Pode também ser integrada na máquina de impressão offset Rapida 105/106 uma máquina de estampagem de uma só passagem.

Report:

Onde é utilizada a máquina Rapida RDC 106? Para quais produtos?

Johannes Naumann:

Já temos um grande número de máquinas no mercado. Alguns exemplos são a Alemanha, a Dinamarca, a Bélgica, a França e a Polônia, mas também o Brasil e a Austrália. A área de aplicação se estende do material de etiqueta com 55 µm até a caixas de papelão dobráveis com uma espessura de 0,6 mm. Devido às diferentes propriedades do material, foram desenvolvidos equipamentos especiais para a produção de etiquetas e caixas de papelão dobráveis. Os produtos típicos da indústria farmacêutica e alimentar são as etiquetas no molde e as caixas de papelão dobráveis.

Report:

Estampagem de base plana ou rotativa: o que recomenda aos usuários?

Johannes Naumann:

Cada uma se aplica a um determinado campo. As máquinas de estampagem rotativa são mais produtivas, mas limitadas em termos de materiais. O seu princípio de estampagem é diferente. É necessário repensar e considerar as características físicas da estampagem rotativa. As forças de estampagem não são, de todo, tão altas como as forças de estampagem de base plana. As máquinas de estampagem rotativa não necessitam de bases especiais. Elas funcionam tão bem como as máquinas de impressão. Se as propriedades de ambas as máquinas forem usadas de maneira inteligente para o seu próprio espectro de produção, é possível alcançar uma alta produtividade com ambos os processos.

As unidades de processo da máquina de estampagem rotativa são baseadas no conhecido conjunto de montagem Rapida

Report:

É capaz de nomear alguns parâmetros de desempenho para a máquina RDC?

Johannes Naumann:

Os usuários descobriram que a produção da Rapida RDC 106 é cerca de 25% superior à das máquinas de estampagem de base plana. A produção média de 12.000–13.000 folhas/h é um dos principais fatores que contribuem para essa situação. No entanto, a máquina RDC é também muito mais rápida durante o processo de configuração. Os trabalhos de repetição na área das caixas de papelão dobráveis com os processos habituais de estampagem, ranhuras e decapagem são configurados em 15 minutos. Para novas configurações, estimamos uma duração de cerca de 25 minutos. Esses números dependem, obviamente, do trabalho correspondente. Assim, muitos processos de configuração podem ser realizados em um dia, tornando a máquina adequada tanto para pequenas como para grandes tiragens.

Report:

Como se compara o custo dos consumíveis ao custo da estampagem de base plana?

Johannes Naumann:

Não existe praticamente qualquer diferença. Nas ferramentas, a estampagem rotativa está ao mesmo nível da estampagem de base plana de alta qualidade. Devido à separação dos processos, são necessárias ferramentas separadas para as máquinas de estampagem rotativa. As chapas de processo são fabricadas por especialistas. Trabalhamos em conjunto com a Wink em chapas de estampagem e ranhura, bem como com a hinderer & mühlich. É possível usar ferramentas de outros fabricantes. As ferramentas de decapagem são criadas na Plotter a partir de chapas flexíveis de alta pressão ou de verniz. A maioria das caixas de papelão dobráveis é produzida pelos próprios fabricantes.

Report:

Para onde se dirige essa jornada?

Johannes Naumann:

As máquinas de estampagem rotativa estão se estabelecendo no setor altamente produtivo de caixas de papelão dobráveis. A sua qualidade de estampagem e gravação é absolutamente igual à das máquinas de base plana. Onde faz sentido em termos de tecnologia de processos e for tecnicamente possível, são concebíveis máquinas de impressão com unidades integradas de estampagem e ranhuras. A VariJET 106 digital constitui um bom exemplo.

Report:

Sr. Naumann, muito obrigado pela entrevista.

Martin Dänhardt

foto de fundo: Johannes Naumann com uma chapa de estampagem da parceira de cooperação Wink