Máquinas de impressão dúplex na Silber Druck

“Só fazemos o que sabemos!”

A Silber Druck em Lohfelden, perto de Kassel, é uma das mais renomadas gráficas quando se trata do rápido processamento de pedidos de brochuras. Todos os dias, toneladas de papel entram na empresa através das enormes instalações de produção. Com três novas máquinas de impressão dúplex Rapida, a família de proprietários Silber está bem equipada para a feroz e competitiva indústria gráfica. O que há de especial no centro de impressão com orientação ecológica?

Uma das maiores gráficas de brochuras da Alemanha é a Silber Druck oHG, que está centralmente localizada na fronteira com a metrópole de Hessen, Kassel. Mais precisamente, a empresa com mais de 100 funcionários está localizada em Lohfelden. De acordo com o co-gerente Wolfgang Silber, 99,9% da produção da Silber Druck são brochuras, ou seja, periódicos como jornais, revistas, catálogos etc., quer sejam grampeados ou encadernados com cola. Não é invulgar que até 1 milhão de folhas impressas sejam produzidas por dia – 24 horas por dia – e são consumidas 9000 toneladas de papel por ano. Tal especialização não é algo que se encontra todos os dias. Muitas gráficas têm um portfólio um pouco mais diversificado.

Impressão e muito mais

Uma Rapida 106-8SW4 SPC, uma Rapida 106-10+L SW5 SPC ALV2 e uma Rapida 106-8+L SW4 SPC ALV2 com fluxo de trabalho completo são utilizadas para estes volumes de produção. Para garantir espaço suficiente para estas máquinas e para as operações de pós-impressão, que foram fortemente expandidas, a empresa dispõe de mais de 7.000 m2 de espaço operacional. Foi também o resultado de uma ampliação da planta existente, onde foram instalados sobretudo equipamentos para operações de pós-impressão. A Rapida mais comprida na Silber Druck é uma Rapida 106-10+L SW5 SPC ALV2 (entregue no final de 2018). Está equipada com um pacote adicional de velocidade de impressão fina (saída máxima de 18.000 folhas/h) e um prolongamento de saída de 2,4 m de comprimento. Um sistema de câmera é usado para monitoramento de folhas. O DriveTronic SPC, bem como o DriveTronic Plate-Ident e Flying Job Change são outras características do equipamento. O console principal ErgoTronic com tela de parede, QualiTronic ColorControl, QualiTronic Live-View (transmissão em tempo real de cada folha impressa), QualiTronic ICR (regulagem de registro em linha) e QualiTronic PDF-Check (inspeção de folhas), juntamente com a ligação online à LogoTronic Professional com o gerenciador de manutenção e Cockpit (apresentação dos dados de desempenho) caracterizam os equipamentos responsáveis pela qualidade de impressão. Na Silber Druck, o ticket de trabalho digital é praticamente “omnipresente”, tanto nas máquinas de impressão como nas inúmeras unidades de operações de pós-impressão, tanto em impressão conjugada (produtos de quatro e oito páginas, envelopes, etc.) como em tarefas individuais.

Com três máquinas de impressão dúplex Rapida, o co-gerente Wolfgang Silber (à direita), aqui com Christian Mergard, responsável pelo controle de produção, está bem equipado para o altamente competitivo negócio de impressão

Muito poder pós-impressão

Qual seria a capacidade de impressão extremamente alta sem a operação de pós-impressão apropriada? Três máquinas de dobragem combinadas (seis dobras), duas máquinas de dobragem de fivela (dez dobras) e uma máquina de dobragem combinada (nove dobras) cobrem as necessidades diárias de dobragem. Estão disponíveis três unidades de grampeamento, duas das quais são grampeadeiras, bem como uma criadora de brochuras para tiragens mais pequenas (de quatro páginas) e uma máquina de encadernação (16 estações, 24 pinças) para trabalhos de encadernação. Além disso, unidades de corte, máquinas de embalar com película e máquinas de perfuração de papel. As tiragens, quase exclusivamente produzidas por impressão offset, variam de 300 a 200.000 unidades ou mais, com uma média de produção de 3000 a 5000 folhas. O número de chapas de impressão offset expostas por dia é igualmente considerável: pelo menos 2000 (três Magnus 800 da Kodak estão disponíveis para esse fim). Não é, por isso, invulgar que as encomendas entrem e sejam (obrigatoriamente) despachadas no dia seguinte – por vezes em séries de cinco dígitos. Os serviços de acabamento são terceirizados ou adquiridos de fora da empresa. Aqui, se trabalha em conjunto com um acabador de confiança na Vestfália Oriental.

Ideias e soluções

Se perguntar a Wolfgang Silber sobre as receitas para o sucesso e características únicas da empresa, ele responde sucintamente: “Só fazemos o que sabemos! E é necessário ser líder de custos – e tal é alcançado se o produto passar pela empresa o mais rapidamente possível, utilizando os melhores meios técnicos possíveis.” E: “Temos prazos de entrega extremamente curtos e tomadas de decisão muito curtas. Além disso, sabemos exatamente o que a maioria dos nossos clientes quer e não quer e podemos nos colocar no lugar deles”, continua Silber. “No momento em que um cliente faz um pedido, recebe imediatamente um link para o upload de dados”, acrescenta Christian Mergard, responsável pelo controle de produção na Silber Druck. A Optimus MIS, colocada na plataforma Koenig & Bauer LogoTronic, garante um fluxo de dados suave em todas as etapas do processo. O processador do pedido sabe sempre até onde o pedido progrediu e pode intervir a qualquer momento. Portanto, a MIS torna todo o fluxo de trabalho transparente.

As três grandes máquinas de impressão offset estão a trabalhar 24 horas por dia

Grelha mais fina

A fase de pré-impressão merece uma menção especial. Pois é trabalhada com uma grade modulada digitalmente, chamada de “Auraia”. A palavra grega significa algo como “bela”. “Os produtos de impressão produzidos com a Auraia também são visualmente impressionantes”, afirma Wolfgang Silber. Os tons técnicos são suaves e, acima de tudo, completamente sem estruturas de roseta, sem padrões moiré ou falhas (nuvens) e não existem ângulos diferentes. Os gradientes de cor e o desenho mais fino são reproduzidos de forma brilhante. “Somos assim capazes de produzir uma impressão quase fotorrealista e reproduzi-la a 100% a qualquer momento”, afirma Christian Mergard. A máquina de encadernação e de impressão treinada é responsável por todo o controle de produção e processamento de tarefas digitais na Silber Druck. A Silber Druck é certificada pela norma ISO 12647, a Process Standard Offset (PSO), para a tela de meio-tom e para a Auraia DMS. A empresa também é certificada pela FSC (FSC-C044084) e imprime com tintas neutras em CO2, isentas de óleo mineral. As tintas ecológicas contribuem assim significativamente para um melhor “equilíbrio ecológico” de cada produto impresso.

Site de interesse:

Frank Lohmann

Mais informações:

foto de fundo: As três máquinas de impressão offset dúplex Rapida na sala de impressão da Silber Druck. Uma quarta está encomendada