A Orapac investe na Ipress 106 K PRO

Fabricante finlandês de caixas de cartão celebra programa de investimentos de 4 milhões de euros

A Orapac produz em Oravais, no Golfo de Bótnia, quase 500 quilômetros a norte da capital finlandesa Helsínquia. O fabricante de papelão altamente eficiente especializou-se na produção de embalagens com ondas do tipo E e F. A Orapac foi constituída em 1990 e atualmente é gerida por Fredric Tidström. Ele e seus 25 funcionários trabalham principalmente para mercados internacionais e clientes voltados para a exportação, já que a própria Finlândia, com seus 5,5 milhões de habitantes, tem apenas uma pequena necessidade de embalagens.



No início, apenas máquinas de duas cores estavam disponíveis para a produção de impressão. Hoje, como é habitual a nível internacional, a impressão multicolor é utilizada para satisfazer a demanda dos mercados. No lado do papelão ondulado, o fabricante espanhol IOBox já era a escolha preferida em 2005 e 2013 com sua tecnologia de laminação. O único fabricante com o qual a Orapac conta constantemente é a Iberica. Ao longo dos anos foram adquiridas cinco troqueladoras, mais recentemente uma Ipress 106 K PRO, que começou a produção no início deste ano.

O diretor Fredric Tidström explica: Mais de 90% da nossa produção é de impressão offset laminada na onda E. O resto é constituído pela onda F e por papelão. Por isso, um dos nossos requisitos mais importantes era uma troqueladora pesada e confiável que pudesse processar papelão ondulado sem nenhum problema. No início escolhemos a Iberica LM55, depois seguimos toda a gama. Confiabilidade e ótimo suporte pós-venda foram a chave para o nosso sucesso mútuo, embora tenhamos analisado de perto o que a concorrência tinha a oferecer com cada investimento subsequente. A compatibilidade das ferramentas nas máquinas de um fabricante é outro fator importante, assim como a familiaridade dos operadores com a tecnologia".


Com suas ferramentas, a última máquina se encaixa perfeitamente com a anterior Speed 105 K, que foi instalada em 2015. Ambas dispõem de estação de vinco e de separação de exemplares. Baseada em tecnologia comprovada, a Ipress 106 K PRO combina alto desempenho com flexibilidade e comando de precisão em uma ampla gama de substratos. Ela está equipada com um alimentador DriveTronic das impressoras offset planas Rapida, o que garante um alinhamento perfeito com o sistema. O comando é efetuado através de uma tela tátil que permite um registro rápido, enquanto que a mesa de alimentação antiestática reduz os tempos de parada.

A Ipress 106 K PRO está equipada com um alimentador DriveTronic, que também é utilizado nas impressoras offset planas de alto desempenho da série Rapida.


Produção confiável de embalagens

De um ponto de vista histórico, o desenvolvimento da Orapac é incomum. Mirka, um fabricante internacional de produtos de limpeza e ferramentas para o mercado industrial, estava insatisfeito com seu anterior fornecedor de embalagens e perguntou à Orapac se ela poderia fazer melhor. A cooperação daí resultante prosseguiu e desenvolveu-se em benefício de ambas as partes. A Orapac tem um negócio regular, a Mirka tem uma produção local de embalagens fiável, incluindo a disponibilidade de entrega imediata a partir do armazém vizinho. Muitos anos de experiência de cooperação criam uma carga de trabalho uniforme para a Orapac, com a qual podem ser compensadas as flutuações sazonais na demanda.

"Não há dúvida de que existe uma grande sinergia entre as duas empresas, o que melhora o cotidiano comercial. Dividimos entre nós um sistema ERP. Graças à ligação de nossos computadores, podemos manter as entregas em um nível previamente acordado. Abastecemos o armazém comum e seus operadores de empilhadeira retiram o que precisam quando é necessário. É muito simples e eficaz", explica Tidström.

Excetuando a Mirka, a maior parte da produção destina-se aos mercados industriais internacionais. O segmento de bebidas registra um volume de negócios crescente. As embalagens de alimentos contribuem relativamente pouco para o volume de negócios. Segundo a Tidström, as tiragens típicas variam entre 1.000 e 30.000 caixas para montar, sendo 3.000 a média. "Trata-se de cerca de 1.000 folhas, ou seja, um palete e meio. Isso demonstra o número de trocas de trabalhos que temos por turno. Aqui é extremamente importante a preparação simples e rápida das máquinas de impressão e corte e dobra", explicou ele.


Da esquerda para direita Fredric Tidström, CEO Orapac, Amanda Ràmia, Marketing & Communications Koenig & Bauer Iberica, Jan Vesterberg, Technical Sales Convertec e David Liginfer, Service Instructor Koenig & Bauer Iberica

A técnica de laminação também vem de Espanha


Produção em ambiente histórico

O próximo passo é melhorar o fluxo de trabalho com um sistema de logística. A produção está localizada em um prédio fabril que foi construído como casa agrícola em 1760 e abrigou uma fábrica têxtil no século XIX. Daí resultaram estruturas de vários andares com muitos pilares de apoio. O objetivo do sistema logístico é encontrar uma maneira de automatizar processos para que os funcionários disponham de tempo para tarefas mais produtivas.

"Sabemos que a condição das folhas nos paletes influencia o desempenho das máquinas de produção a jusante. Assim, empilhamos 24-36 horas após a impressão e pretendemos obter uma umidade máxima de 20% antes do corte e vinco. Fizemos grandes investimentos em umidificadores para manter o ambiente de produção em um nível constante", explica. A Orapac trabalha em operação de um turno, o que, segundo Tidström, foi possível graças à eficiência da nova máquina de corte e vinco e à nova tecnologia de impressão. "Agora temos condições de produzir em um turno o mesmo que antigamente em dois turnos. Isso é progresso – e mostra o que as novas tecnologias podem fazer", comenta ele.


Reconhecimento industrial

Um prêmio WorldStar Packaging por design de embalagem inovador e econômico ressalta o desempenho da Orapac. Para um produto Vieser One era necessária uma embalagem atrativa e fácil de montar, permitindo ao consumidor aceder ao produto e sentir a sua qualidade. Esta embalagem é apenas uma das várias soluções inteligentes que a empresa tem desenvolvido ao longo dos anos.

De fora, não há dúvida de que a Orapac está bem posicionada e é gerida profissionalmente, embora com uma relação invulgar e útil com o seu maior cliente. Tidström identificou inteligentemente um nicho e a partir daí desenvolveu uma oportunidade. Qualquer outra empresa desta dimensão pensaria duas vezes antes de investir 4 milhões de euros. Devido à sua situação econômica única, a Orapac tira pleno partido dessa situação e tem capacidade para diversificar o seu negócio para outros mercados.


Produto premiado: uma embalagem para Vieser One

Parte da gama de produtos da Orapac

Nick Coombes

Consultas:

Amanda Ramia

Foto de fundo: A Ipress 106 K PRO é caracterizada por sua elevada confiabilidade na troquelagem de papelão ondulado.