A máquina reversível de alta tecnologia presente na Baixa Baviera

A Ortmaier Druck investe no futuro com a Rapida 106

Frontenhausen serve como pano de fundo para os filmes policiais de província da autora Rita Falk, conhecidos em todo o país. Quem conhece Niederkaltenkirchen, conhece Frontenhausen. Quem já viu filmes como "Dampfnudelblues" ou "Grießnockerlaffäre" conhece a localização histórica da Ortmaier Druck, mesmo que apenas a caixa de correio da empresa apareça nos filmes. Hoje a empresa está situada a poucas centenas de metros do centro e há vários meses que utiliza uma Rapida 106 de oito cores com reversão para impressão 4/4 e unidade de envernizamento adicional.



"Até mete medo ver a máquina trabalhando!", é o primeiro comentário de Stefan Ortmaier em relação à nova máquina. Ele e seu irmão Rainer dirigem a empresa na terceira geração. Até agora tinham utilizado duas Rapidas mais curtas, de formato médio. Uma delas permaneceu para trabalhos a cores 1/1, 4/0 ou 4/1. Agora trata-se de dar trabalho à nova máquina. Com trabalhos a partir do portal online flyerpara.de para revendedores ou para vários clientes industriais de renome, principalmente de um raio de aproximadamente 100 km.

De momento a Ortmaier está reorganizando a pré-impressão, a impressão o acabamento e até o sistema de armazenagem. A produção deverá ser otimizada através de processos definidos e distâncias curtas. O mercado em que a empresa se encontra inserida caracteriza-se por uma feroz concorrência de preços. Com a Rapida 106 reversível existem boas chances de aguentar essa concorrência no futuro. Um novo platesetter sem processo, uma stitchliner, bem como nova técnica para celofanização são contribuições nesse sentido.

Rotatória como cena cinematográfica: com outdoors gigantes Frontenhausen se apresenta como cenário de filmes policiais de culto pasados no interior do país


Apoio integral aos clientes

Além da clássica impressão comercial, a Ortmaier oferece técnica publicitária, bem como serviços de impressão têxtil. Itens promocionais também são comercializados. Além disso existe o Vilstalbote, um jornal de anúncios que é publicado semanalmente com uma tiragem de 120.000 exemplares. Esta combinação de diferentes ofertas é bem recebida pelos clientes da empresa. Além disso, há a consulta pessoal e o atendimento extra, o que distingue a Ortmaier dos portais de impressão online, por exemplo. A gráfica propriamente dita tem 110 funcionários, com o Vilstalboten são 170.


Houve um grande número de motivos para investir em uma nova impressora offset plana. Em primeiro lugar estava a competitividade. Trabalhos 4/4 a cores têm de ser produzidos em uma única passagem de máquina. Se necessário, também se procede a enobrecimentos. A automação e os processos síncronos durante a troca de trabalho também podem reduzir significativamente os tempos de acerto. Este aspecto desempenha um papel importante, especialmente quando se trata de trabalhos pequenos. Graças à melhoria da situação dos custos, Stefan Ortmaier também prevê uma série de novos pedidos.

Stefan Ortmaier (esq.) e Andreas Huber (centro) recebem um modelo da nova Rapida 106 das mãos de Gavin Elflein (Koenig & Bauer DE)

O maior investimento individual na história da empresa

A Rapida 106 deixa a sua marca. Trata-se do maior investimento individual nos 50 anos de história corporativa. Em termos tecnológicos estamos perante um salto quântico. Não se trata apenas de um investimento de substituição, todo o fluxo de trabalho da empresa foi posto à prova.

Especialmente para os funcionários é importante que se façam investimentos. Andreas Huber, chefe da área de produção, está satisfeito: "O entusiasmo pode ser sentido. É uma máquina totalmente madura." Agora a "última das novas" está produzindo na empresa. Num raio de mais de 50 km, não existe uma impressora de oito cores no formato 3b com um equipamento similar.

O gráfico Marco van Laak gosta de trabalhar na máquina de oito cores, completamente automática, com reversão, para a produção 4/4 e equipada com unidade de envernizamento adicional


Agora é hora de dar os retoques finais ao desempenho da Rapida 106. "Ela já atingiu 80 por cento de sua capacidade", avalia Stefan Ortmaier. Os gráficos tiram partido do fato de conhecerem o tipo de máquina desde há longos anos. Eles rapidamente internalizaram a mudança de geração e os truques da impressão frente e verso. O grande número de automações facilita-lhes os processos e os liberam das atividades de rotina.

Algumas decisões na organização do processo logo contribuem para aumentar ainda mais os processos de produção na impressão. Além disso, Stefan Ortmaier constata: "Nosso paradigma empresarial é muito semelhante ao da Koenig & Bauer." Esta é também a base para uma boa cooperação entre as duas empresas.


A regulação da cor inline com QualiTronic ColorControl simplifica consideravelmente o processo de produção de impressão


Martin Dänhardt

Foto do fundo: Com a longa máquina reversível, na Ortmaier Druck foi também instalado pela primeira vez um sistema automático de suprimento de tinta