Grupo Edelvives: Inovação transversal em material didático

Tiragens menores e armazenamento mais curto com a Rapida 145

A Edelvives é uma das poucas editoras centenárias de Espanha com a sua própria gráfica. Fundada há 130 anos, inovação e adaptação sempre fizeram parte de sua filosofia. Daí a editora ter contribuído para a edução de muitas gerações. Tiragens cada vez menores e um estoque reduzido foram algumas das razões para uma nova modernização da produção.



A editora é conhecida no setor da educação espanhola, bem como pela sua produção de literatura infantil e juvenil: "Em nosso centro de produção, também produzimos quantidades muito pequenas de pedidos de terceiros", explica Cristóbal Martín, Chefe de Produção e Logística. "Muito mudou ao longo do tempo, hoje dispomos da mais recente tecnologia."


Diretoria e funcionários do Grupo Edelvives em frente da nova Rapida 145, recentemente instalada


Inovação transversal a canais

O foco do Grupo Edelvives concentra-se no futuro. O material didático oferecido está sujeito a constantes mudanças. Paralelamente, a editora acompanha o crescente conhecimento cultural de crianças e adultos com literatura. Ela estende seu material por vários métodos de aprendizado cooperativo, inteligência múltipla ou metacognição. Ela também oferece coisas novas como xadrez ou robótica para desenvolver as habilidades cognitivas dos alunos. "Apesar da nossa longa história, por vezes somos como uma startup."

O fato do centro de produção estar localizado em Saragoça apresenta vantagens logísticas e estratégicas. "Sabemos que a indústria gráfica neste país está altamente automatizada", explica Cristóbal Martín. Muitos seguem a estratégia de permanecerem pequenos, com um pequeno número de pessoal. Para enfrentar os desafios, no entanto, integramos todos os processos 100%, desde a pré-impressão até o acabamento. Nós dobramos, produzimos brochuras, também aceitamos alguns pedidos de embalagens, porque por vezes, por exemplo, as pastas têm de ser perfuradas."

Para além do ciclo completo de produção, a Edelvives esforça-se constantemente por inovar. Temos filiais em Espanha, México e Argentina, centros de produção em Espanha e México com um total aproximado de 700 funcionários, 400 dos quais trabalham em Espanha e 125 no setor gráfico. Gostaríamos de prosseguir nossa expansão na América Latina e aproveitar oportunidades na Europa, como a França ou o Reino Unido. Além disso existem alianças com empresas do mundo digital, como a Google ou a Samsung. É assim que estamos nos desenvolvendo enormemente, tal como como o setor de educação", explica Cristóbal Martín.


Os gráficos estão satisfeitos por poderem trabalhar com tecnologia moderna.


Rapida 145 – a resposta às pequenas tiragens

"A tendência é para pequenas tiragens", ouve-se como um mantra, especialmente depois da explosão da mídia digital e da terrível crise dos últimos anos. Para Cristóbal Martín, esta evolução é ainda mais impressionante: "No nosso caso trata-se de tiragens mínimas. Publicamos em todas as línguas oficiais de Espanha, como o catalão, o basco, o galego, e também desenvolvemos produtos especiais para cada município autônomo, bem como para as instituições educativas que deles necessitem". Há uma necessidade urgente de as editoras lutarem contra a acumulação excessiva de estoques. "Temos mais de 7.000 artigos em estoque, apenas 300 deles com tiragens situadas entre 80.000 ou 90.000. 6.500 artigos têm uma tiragem inferior a 2.000 exemplares, nossas tiragens médias situam-se entre 2.000 e 2.500, então precisamos de uma máquina adequada para tal."

É óbvio que, ao escolher uma nova máquina, o aspeto mais importante foi a quantidade cada vez menor de tiragens, mas não sem perder de vista a qualidade e o desempenho. A nova Rapida 145 é a resposta a todas essas perguntas. "Ela possui quatro unidades de impressão, que são necessárias principalmente para a atividade editorial e tempos de troca de trabalhos tão curtos que nosso "gargalo" de produção está agora na fase da pré-impressão. Por vezes temos 250 chapas diárias."

Os especialistas em produção da Edelvives têm experiência em tecnologia offset: "Mesmo assim, a máquina com seu alto grau de automação requer um certo processo de aprendizagem. A assistência técnica prestada pela Koenig & Bauer Lauvic foi uma grande ajuda.


Cristóbal Martín, chefe da Produção e Logística do Grupo Edelvives

Website interessante:

www.edelvives.com

Consultas:

Mike Engelhardt

Foto de fundo: Graças à sua automação, a Rapida 145 é a ferramenta de produção certa para pequenas tiragens