Ganhamos uma complexa licitação das Forças Armadas Alemãs

Rapida-Duo para os cartógrafos das Forças Armadas Alemãs

"O que a pólvora era para a guerra, é a prensa tipográfica para o espírito", disse certa vez o político norte-americano Wendell Phillips, falecido em 1884. Por isso não é de admirar que as Forças Armadas Alemãs também disponham de tais "armas".



Nas novas instalações da gráfica do Centro de Geoinformação das Forças Armadas Alemãs – abreviadamente ZGeoBw – situadas no quartel Mercator na localidade de Euskirchen, duas moderníssimas Rapida 105 PRO, uma em configuração de quatro cores, a outra em configuração de cinco cores, estão produzindo desde dezembro de 2018. Trata-se das maiores máquinas de impressão existentes nas Forças Armadas Alemãs.

O que muito demora acaba por sair bem: o gráfico Patrick Stümer, seu chefe Wolfram Schiffer, Ralf Engels (Heinrich Steuber das vendas offset plana), capitão Tim Bollig e chefe de divisão Alfons Venker-Metarp (da esquerda para a direita) satisfeitos com um projeto bem-sucedido


De cada canto da Terra

O serviço de geoinformação é quase tão antigo como as próprias FAA, tendo sido foi fundado pouco depois da sua formação em 1956 em Bad Godesberg. A sua tarefa é um dos serviços de apoio mais importantes no seio das Forças Armadas: Ele fornece aos soldados de quase todos os ramos das forças armadas e serviços mapas e fotos de satélite de cada canto do mundo, desde mapas gerais para repartições até mapas especiais para pilotos de combate e para o Exército. Além disso, a gráfica fornece as forças armadas parceiras da OTAN, bem como vários gabinetes de topografia e, se necessário, também produz documentos geográficos, brochuras e cartazes.


Os mapas são produzidos em tiragens que variam entre os 500 e os 25.000 exemplares. A expedição e o armazenamento ocorrem sob a forma de folhas planas. Excetuando o corte, a gráfica não possui possibilidades de acabamento para impressões de grande formato em grandes tiragens. No início existiam vários locais de produção, mas com a mudança para Euskirchen em 1985 eles foram concentrados em um só local.

Licitação europeia

As Forças Armadas Alemãs não seriam as Forças Armadas Alemãs se o investimento na nova tecnologia de impressão não fosse planejado como no Estado-Maior. Já foi assim quando da aquisição das impressoras anteriores – também duas Rapida 105 de quatro cores – nos anos de 2001 e 2003, com um cálculo de vida útil de cerca de 15 anos. Assim, em 2015, foi aberta uma ampla licitação a nível europeu.


"Não estávamos limitados a um fabricante", diz o capitão Tim Bollig, representante autorizado da área Cyber and Information Space (CIR). Dois fabricantes participaram da licitação, tendo sido visitados por elementos das FAA que para efeitos de testes utilizaram dados de impressão, tintas e papéis com as mesmas características. Bollig: "Desse modo queríamos ter a certeza de obter resultados comparáveis. A aquisição de material deve basear-se na cotação mais econômica e tecnicamente mais vantajosa."



Milhares de mapas estão disponíveis para consulta no armazém do ZGeoBw. O acervo é composto de mapas civis e de material militar de precisão referente a quase todos os cantos do mundo.


Precisão requerida

E, ao que parece, também a mais flexível. Isto porque o aprovisionamento teve lugar na fase de remodelação estrutural da gráfica, que incluiu também novos sistemas de ar condicionado e ventilação – ou seja, em um período caracterizado por mudanças permanentes. Essa flexibilidade ajudou o parceiro contratual da Koenig & Bauer, Heinrich Steuber, em Mönchengladbach, a fazer da sua cotação um sucesso. É claro que critérios técnicos também desempenharam um papel importante quando da escolha. "Nos mapas terrestres e aéreos existem muitas linhas muito finas em cores diferentes", explica o diretor da gráfica Wolfram Schiffer que, como todos os doze funcionários, é um civil. "Essas linhas, finas que nem um cabelo, exigem um guiamento extremamente preciso das cores e do registro". Schiffer também louva os curtos tempos de preparação e o baixo desperdício inicial das duas Rapidas.

Quando lhe perguntam por que razão as FAA não atribuem esses trabalhos de impressão a outras gráficas, ele responde: "Porque somos mais baratos, independentes e estamos sempre disponíveis." Depois que a gráfica foi remodelada, sem interrupção da produção, o local foi aberto para a instalação das duas Rapidas em outubro de 2018 – elas tinham estado armazenadas na Koenig & Bauer.

De coração aberto

Os últimos trabalhos de renovação até foram executados após a montagem das máquinas. Alfons Venker-Metarp, diretor do Centro de Geoinformação das Forças Armadas Alemãs: "Praticamente foi uma operação de coração aberto. Durante esse período, Steuber nos acompanhou muito bem através de todas as contrariedades". A aceitação técnica por um perito da Associação Federal Impressão e Mídia, bem como o treinamento dos operadores teve lugar em dezembro de 2018. Em janeiro de 2019, um outro fornecedor também instalou uma nova e rápida imagesetter, que fornece um conjunto completo de chapas de impressão em dez minutos.

Andreas Tietz

Perguntas:

Martin Dänhardt




Foto do fundo: O recém-renovado e completamente recém-equipado centro de impressão no quartel Mercator em Euskirchen está impecavelmente limpo. A partir do ZGeoBw são supridas as necessidades militares e civis com material cartográfico de alta qualidade em um grande número de variantes. Foto: ZGeoBw