A Vogtland Kartonagen aumenta a eficiência na produção de embalagens com soluções consistentes

Impressão, estampagem e colagem de caixas de cartão dobráveis

Na verdade, a Vogtland Kartonagen em Reichenbach antecipou, anos atrás, as atividades mais recentes e aquisições de empresas por parte da Koenig & Bauer no mercado de embalagens. Desde 1998 que a empresa produzia com tecnologia de estampagem da Iberica. Em 2005, trocou-a por um novo modelo. Um ano mais tarde, foi adicionada a primeira máquina de colagem de caixas de cartão dobráveis da Duran. Nos últimos anos, as duas empresas foram fundidas no grupo empresarial Koenig & Bauer. Desde 2002, a tecnologia de impressão offset de grande formato da Koenig & Bauer também imprime para o fabricante de embalagens.

Nos últimos dois anos, Hagen Sczepanski, sócio executivo da empresa, voltou a investir. Graças às boas experiências que teve, permaneceu leal aos equipamentos da Duran e da Iberica. Em 2017, a Optima 106 juntou-se à empresa e, há algumas semanas, a Omega Allpro 110 iniciou a produção.

Negociação da Omega Allpro 110: da direita, Denny Polsfuß, diretor de produção da Vogtland Kartonagen, Hagen Sczepanski, sócio executivo da empresa, assim como Ronny Neugärtner e Oliver Fuchs, do departamento de vendas da Koenig & Bauer (DE)

Em cima, à direita: Janet Vogel gosta de trabalhar na “sua” Optima 106

Alta flexibilidade e desempenho

Ambas as máquinas evoluíram significativamente em comparação com as suas antecessoras. Foram implementadas na Allpro da Koenig & Bauer Duran muitas ideias e pedidos resultantes dos dez anos de funcionamento da máquina antecessora. Hagen Sczepanski afirma: “Aquilo que nós, fabricantes, considerávamos passível de melhoria nas máquinas de colagem de caixas de cartão dobráveis já estava integrado na Allpro. A comunicação com a Koenig & Bauer Duran funciona perfeitamente.” Isso começou logo com o investimento inicial. “Me perguntaram quantos equipamentos de referência eu queria ver”, recorda o chefe da empresa. Entre cinco a 20 foram apresentados ao empresário em um curto espaço de tempo. “Observamos uma série de máquinas de colagem de caixas de cartão dobráveis, tanto em empresas que produzem para empresas farmacêuticas e equipadas ao melhor nível, como em pequenas empresas, nas quais a produção é igualmente elevada.” Embora a nova Allpro só esteja em uso há algumas semanas, desde o início da sua produção, já permitiu um aumento de desempenho de cerca de 20%. Isso se deve, por um lado, à alta velocidade de produção, que, em casos limite, só pode ser alcançada com a alocação de mais pessoal ao processo de remoção de caixas. Por outro lado, os curtos períodos de troca entre diferentes designs, formatos e materiais de impressão são convincentes. Se for usado o mesmo design de caixa, a maior parte do trabalho é feito entre 15 a 20 minutos. Mas mesmo no caso de uma mudança mais complexa, por exemplo, entre diferentes designs e materiais, o tempo necessário para mudar para uma nova tarefa não ultrapassa as duas horas.

Desempenho, desempenho, desempenho... e alta produtividade são evidentes na Omega Allpro 110

As melhores experiências com a Optima

Também ao nível de tecnologia de estampagem, os técnicos da Vogtland não têm dúvidas de que fizeram a escolha certa. A máquina antecessora teve apenas uma única falha digna de registro em doze anos de operação. E foi rapidamente remediada. Com a compra da Optima atualmente em uso, os parâmetros de desempenho aumentaram novamente cerca de 20%. Também a cooperação com a Koenig & Bauer Iberica é descrita por Hagen Sczepanski como extremamente simples: “O nosso pessoal foi lá e disse o que queria. Os nossos operadores de máquinas e os mecânicos da Ibérica trocaram ideias em condições de igualdade. Até à entrega, já estava tudo conforme o prometido e recebemos uma máquina adaptada aos nossos desejos.”

Alternativas econômicas ao mainstream

Tal como com a Allpro, as expectativas com relação à Optima foram cumpridas em todos os aspectos. Hagen Sczepanski vê ambas as máquinas como alternativas reais à tecnologia padrão utilizada por muitos dos seus colegas. Ele os aconselha a verificar as ofertas no mercado de forma intensiva: “A relação preço/desempenho é simplesmente genial”, segundo a sua experiência. Hagen Sczepanski saúda expressamente o fato de ambas as empresas terem agora sido fundidas no Grupo Koenig & Bauer. Sob a alçada da fabricante de máquinas de impressão, o serviço é melhor agrupado do que nas empresas individuais. Além disso, Sczepanski antecipa uma disponibilidade mais rápida das peças de reposição necessárias, caso estejam disponíveis na Alemanha. Também se pode esperar aqui um valor intrínseco maior do que em produtos de fornecedores menores.

Uma das principais áreas de produção da Vogtland Kartonagen é a produção de embalagens para a indústria cervejeira

Até 70 milhões de embalagens por ano

A Vogtland Kartonagen mantém uma tradição de mais de 100 anos na produção de embalagens em Reichenbach. Todos os anos, 50 a 70 milhões de embalagens de papel, cartão sólido e papelão ondulado são produzidas pela empresa de 40 funcionários. Os clientes são principalmente empresas médias da indústria cervejeira, da tecnologia médica, da indústria agrícola e alimentícia, bem como do setor de fixadores. As entregas são feitas em todo o território de expressão alemã. Como com a introdução do “Ponto Verde”, Hagen Sczepanski prevê um boom nas tendências ecológicas atuais para embalagens feitas de cartão sólido e papelão ondulado. O objetivo é substituir os plásticos. “Encontraremos a solução certa para embalagens ecológicas e atenderemos a todos os produtos e exigências”, assegura o chefe da empresa.

Site de interesse:

Martin Dänhardt

foto de fundo: A Omega Allpro 110 já está adaptada oticamente à gama de produtos da Koenig & Bauer