A gráfica Bellêmoise, da região ocidental da França, investe na Rapida 105 de cinco cores com equipamento de acabamento

Produtos de impressão exclusivos graças à tecnologia LED UV

Na primavera de 2019, a gráfica Bellêmoise, situada na Normandia e pertencente ao Grupo Renard, colocou em operação uma Rapida 105 de cinco cores LED UV com dispositivo de envernizamento, a sua primeira máquina de impressão da Koenig & Bauer.

A nova máquina de impressão offset produz uma vasta gama de produtos de impressão de valor agregado e está em plena sintonia com o alinhamento central da empresa em termos de sustentabilidade e impressão ecológica.

Máquinas de impressão comerciais desde 1898

Quando Georges Lavayer fundou a gráfica Bellêmoise, em 1898, tratava-se de uma pequena empresa familiar especializada na impressão tipográfica, produzindo principalmente publicidade local e cartazes para cartórios. Em 1966, a empresa foi adquirida por Guy Baron e transferida para um novo edifício com mais de 1000 m², onde ainda hoje se encontra, e foi aqui que investiu em suas primeiras máquinas de impressão offset. Quando a empresa foi transferida para Jacques Bihel em 1987, o parque de máquinas sofreu uma nova modernização e a pequena empresa familiar tornou-se especialista em brochuras de elevada exigência técnica, altamente valorizadas pela indústria de luxo. No final dos anos 90, a empresa estava sob forte pressão financeira como consequência da crise econômica geral, de modo que foi finalmente adquirida, em 2003, por Michel Renard, o atual proprietário. Ele industrializou a gráfica, introduziu processos de padronização e automatizou a produção. Atualmente, o Grupo Renard é composto por três unidades de produção com tipologias de produtos e clientes muito diferentes e emprega 70 colaboradores, 24 dos quais trabalham na gráfica Bellêmoise.

Vale a pena arriscar

Em 2018, o Grupo Renard decidiu investir em uma nova máquina de impressão e a escolha recaiu sobre uma Rapida 105 de cinco cores com tecnologia LED e pacote CX para impressão em materiais de impressão fortes com até 1,2 mm de espessura. Equipada com o sistema de medição e controle de cores em linha QualiTronic ColorControl, que mede todas as folhas impressas e ajusta a regulação de cores a cada dez folhas, a nova máquina de impressão de alto desempenho foi instalada na gráfica Bellêmoise na primavera de 2019. “Em primeiro lugar, o investimento foi necessário para assegurar o futuro da nossa gráfica”, explica o diretor de produção, Anthony Chartier. “Em seguida, o nosso objetivo era expandir a nossa gama de produtos e nos distinguir de nossos colegas de impressão com produtos tecnologicamente sofisticados e de alto valor agregado, razão pela qual escolhemos a tecnologia LED UV e um dispositivo de envernizamento. Por vezes, é necessário arriscar para obter sucesso.” A Rapida 105 faz parte de um extenso programa de investimento que também inclui uma nova máquina de estampagem da Bograma, uma máquina de dobragem com sistema de inserção da H&H e um novo CTP. Anthony Chartier: “Com vista a expandir a nossa gama de produtos, foi necessária, porém não suficiente, uma nova máquina de impressão. Além disso, foi também necessário modernizar o nosso processamento posterior, para que pudéssemos oferecer aos nossos clientes produtos inovadores.”

Produtividade, flexibilidade e valor agregado

Ao fim de oito meses de plena produção, o primeiro balanço é positivo. Anthony Chartier: “Estamos muito satisfeitos com a nossa máquina Koenig & Bauer. Não poderíamos oferecer cerca de 15% de todos os produtos que produzimos atualmente com uma máquina de impressão convencional. Graças ao equipamento especial da nossa Rapida, passamos a ser capazes de realizar impressões em uma ampla variedade de substratos: papel com e sem acabamento, cartão, papel com revestimento ou película não absorvente. Estamos atualmente aptos a produzir brochuras seladas com inserções, películas aderentes para vidros e embalagens de papelão. A demanda dos nossos clientes relativamente a esses novos produtos é elevada. Subcontratamos muito menos trabalhos e, graças ao dispositivo de envernizamento, conseguimos obter efeitos sensacionais, como o efeito Drip Off, que conferem aos nossos produtos um valor agregado excecional. Além disso, a tecnologia LED UV tem permitido otimizar os nossos processos de produção, bem como os prazos de entrega. Com a secagem imediata das folhas impressas, foi possível reduzir o nosso tempo de produção de tal modo que, atualmente, temos a capacidade de entregar uma brochura com 500 cópias em menos de 24 horas. A nossa vida cotidiana, bem como a de nossos clientes, mudou completamente.”

A equipa da gráfica Bellêmoise em frente à sua primeira máquina Koenig & Bauer. Da esquerda para a direita: Anthony Chartier, diretor de produção; André Ripeaux, tipógrafo; e Pascal Hérault, chefe de equipa

LED UV e sustentabilidade

Desde 2007, o Grupo Renard está empenhado nas questões de sustentabilidade ao nível da impressão, conforme comprovado por várias certificações e etiquetas: Imprim’Vert, PEFC e ISO 9001. Assim, era importante que a nova máquina de impressão estivesse totalmente integrada nesse contexto. Anthony Chartier: “Quando descobrimos que o Citeo, o instituto francês de reciclagem de papel, tem aplicado um sistema de bônus-malus de 5% em todos os produtos de impressão UV desde 2019, ficamos muito surpreendidos, uma vez que realmente nos preocupamos com a preservação do meio ambiente e estamos convencidos das vantagens ambientais da tecnologia LED. Graças à tecnologia LED UV, reduzimos o consumo energético, eliminamos o pó e limitamos o consumo de papel com acabamento. Assim, nos reunimos com os nossos vários fornecedores e recebemos a certificação ‘INGEDE 11’, que comprova a boa capacidade de destintagem dos papéis impressos com a tecnologia LED UV, para que os nossos clientes sejam isentos do bônus-malus de 5%.”

Sarah Herrenkind

foto de fundo: À esquerda: A Rapida 105 pode imprimir até 16.000 folhas/hora e é caracterizada pela sua incrível flexibilidade relativamente a materiais de impressão, desde papel com acabamento de 80 g a papelão de 1,2 mm de espessura, papel sem acabamento e película não absorvente