Uma nova geração de sistemas de impressão digital para a produção de caixas de papelão dobráveis

No início deste ano – a VariJET 106

O desenvolvimento do mercado na impressão de embalagens é essencialmente caracterizado por três fatores: flexibilidade, agilidade e prazos cada vez mais curtos entre a ideia e o produto final (Time to Market). As empresas de impressão devem, por isso, inovar de maneira consistente, a fim de atender aos novos requisitos dos mercados do futuro. Com a sua abordagem híbrida, a VariJET 106 oferece as condições ideais nesse sentido. Ela combina os pontos fortes da impressão a jato de tinta com os do processo offset convencional.

Se, no passado, eram necessários aproximadamente quatro meses para lançar um produto e mais um ano e meio para lançá-lo a nível internacional, atualmente esses valores diminuíram drasticamente. Os fabricantes de produtos de marca necessitam apenas de alguns dias para que a sua ideia chegue ao mercado e o posicionamento ocorre em simultâneo a nível internacional. Além disso, a gama de produtos aumenta em até 50 vezes. Essas mudanças exigem que os produtores de embalagens sejam muito mais flexíveis e ágeis e adotem novos métodos de produção, para que os produtos cheguem ao mercado muito mais rapidamente. Paralelamente, as diferenças sazonais, regionais e específicas a cada cliente devem ser cada vez mais levadas em consideração.

“Ao combinar os melhores componentes do sistema Rapida da Koenig & Bauer com a impressão digital de sete cores da Durst, conseguimos desenvolver uma máquina de impressão com a máxima produtividade, garantindo uma fiabilidade intransigente na qualidade de impressão. Isso oferece aos fabricantes de caixas de papelão dobráveis a oportunidade de explorar o potencial da impressão digital para a produção de embalagens adaptadas a cada cliente, entre outros.” Robert Stabler, diretor executivo do empreendimento conjunto entre a Koenig & Bauer e a Durst

Os sistemas digitais e os sistemas offset se complementam

A VariJET 106 oferece soluções para esses novos contextos. Este sistema de impressão digital cria as condições ideais para implementar as Last Time Changes. Como suplemento à impressão offset, as tiragens à escala de 1 para 1 milhão podem agora ser abrangidas com qualidade de impressão equivalente. A VariJET 106 foi desenvolvida e produzida pelo empreendimento conjunto entre a Koenig & Bauer e a Durst. As vendas são da responsabilidade exclusiva da organização comercial Koenig & Bauer Sheetfed. Este sistema de impressão é baseado na engenharia comprovada da Rapida 106 e na última geração de sistemas de impressão de Single Pass da pioneira da indústria de jatos de tinta, a Durst. O seu design modular permite que a unidade de impressão digital seja combinada em perfeita sintonia com módulos comprovados da plataforma Rapida, tornando-a um sistema de impressão híbrido. Isso permite o acabamento de alta qualidade de produtos impressos com uma ou mais torres de revestimento em linha, bem como de processos de estampagem. A configuração da VariJET é precisamente orientada para os requisitos do seu respetivo usuário.

Personalizada e adaptada a cada cliente

A unidade de impressão a jato de tinta é o segredo da produção de caixas de papelão dobráveis personalizadas e adaptadas a cada cliente. Nesta máquina, as folhas são movimentadas sobre uma fita metálica de aspiração. Isso significa que a distância às cabeças de impressão é definida com precisão ao longo de todo o comprimento e largura da folha. É possível imprimir papelão e outros materiais mais duros em qualidade offset. Para obter um elevado espaço de cor, é utilizado um processo de impressão a jato de tinta à base de água de sete cores (CMYK-OVG) da Durst. São utilizadas cabeças de impressão Fuji Dimatix Samba com tamanho de gotícula variável. Todo o sistema possui uma função de limpeza automática. A VariJET 106 produz aprox. 5500 folhas/hora com formatos até 750 x 1060 mm. A VariJET 106 pode ser operada através de um painel de controle com tela sensível ao toque. Como em todas as máquinas de impressão offset, o diagnóstico de erros e a manutenção remota estão também integrados. Graças aos célebres componentes da QualiTronic, também é possível realizar o monitoramento e o controle de qualidade em linha.

“Com a VariJET 106, a impressão digital industrial de caixas de papelão dobráveis está se estabelecendo na indústria das embalagens gráficas. Os novos modelos de negócio permitem aos nossos clientes atingir um crescimento rentável. A impressão está se tornando ágil, personalizada, moderna (...) e a nossa empresa está estabelecendo os seus padrões.” Maik Laubin, diretor de vendas de sistemas de impressão digital da Koenig & Bauer Sheetfed

Produção econômica de pequenas tiragens

Com a VariJET 106, são criados produtos de impressão personalizados de qualidade consistente. Os pontos fortes da máquina residem na produção econômica de embalagens de teste, embalagens com novos designs ou embalagens para campanhas. As caixas de papelão dobráveis com fortes características regionais, sazonais ou específicas do canal podem também ser produzidas de maneira particularmente flexível. Isso permite que os fornecedores de serviços de impressão reajam imediatamente às mudanças espontâneas dos requisitos do mercado. Mesmo numa fase avançada da cadeia de produção, é possível realizar pequenos ajustes pontuais. Com a VariJET 106, a produção de caixas de papelão dobráveis é economicamente viável em tiragens muito pequenas, pequenas e médias. A impressão sob demanda, ou Print on Demand, reforça a fidelidade com os clientes e otimiza a cadeia de fornecimento. Os custos de armazenamento podem ser completamente eliminados. Os fabricantes de produtos de marca mudaram completamente o seu posicionamento no mercado. As gerações x, y, z e α estão a criar bastante turbulência nos mercados com as suas exigências. Em especial, os jovens designados “Digital Natives” tornam-se “Enablers” para a realização de Mass Customization, a produção em massa de produtos personalizados. Essa megatendência está levando os fabricantes de produtos de marca a apresentarem os seus produtos aos clientes de maneira mais eficaz. Evidentemente, a produção em massa, ou Mass Production, ainda existe. O sistema digital e o sistema offset, a Rapida e a VariJET, se complementam, assim, em perfeita sintonia.

Martin Dänhardt

Mais informações:

Maik Laubin

foto de fundo: Digital e híbrido – a configuração básica da VariJET 106 com unidade de pré-tratamento para jato de tinta e torre de revestimento