Impressão de embalagens no formato médio

VMS-Print: Efeitos fascinantes com a Rapida 75 PRO

A VMS-Print foi fundada em 2001 como gráfica de embalagens. A sociedade por ações transformou-se num versátil complexo gráfico que oferece uma gama completa de serviços na produção de embalagens de cartão, embalagens microondas e etiquetas autocolantes. Desde o ano passado que o parque de máquinas integra uma Rapida 75 PRO. Amáquina de seis cores possui uma torre de envernizamento para o envernizamento UV no processo inline.



Com moderníssimas instalações e a mais elevada cultura de produção, a VMS-Print é um dos líderes do ramo e um dos cinco maiores fabricantes de embalagens farmacêuticas na Rússia. Em 2018, a empresa investiu fortemente na expansão da sua unidade de produção em Podolsk (a 30 km de Moscovo) e na aquisição de novos equipamentos de impressão, o que lhe permite satisfazer as necessidades dos clientes em quase todos os tipos de embalagens.


Mirkamol Mirzamakhmudov, diretor geral da VMS-Print, está satisfeito: Com a nova máquina satisfazemos as necessidades de nossos clientes.

Eficiente produção de embalagens

A área de produção quase dobrou de tamanho. No novo terreno de 6.500 m2 há instalações para a produção de cartão-cromo e de microondas. Há instalações para cartão canelado e laminação, impressoras flexográficas, coladeiras de caixas de montar, prensas de corte, máquinas para o envernizamento UV, instalações de gofragem e muito mais.

A limpeza na produção é particularmente impressionante. E isso, apesar da produção de cartão ser considerada uma atividade que desenvolve muito pó. O Diretor-Geral Mirkamol Mirzamakhmudov: "Tudo isso é o resultado de uma elevada cultura de produção e de disciplina interna que nós implementamos. Prestamos atenção à limpeza das salas e instalações de produção. Mesmo que não nos tivéssemos especializado na produção de embalagens, mas em outros produtos de impressão, continuaríamos a fazê-lo.


Acima, à esquerda: Moderno posto de comando ErgoTronic com Wallscreen


Novo segmento de mercado, novo formato

Um edifício separado é o local de produção da Rapida 75 PRO Apesar dos longos anos de experiência da VMS-Print no mercado de embalagens, é uma novidade para a empresa usar uma máquina UV especialmente destinada a substratos não absorventes. Mirkamol Mirzmakhmudov explica: "Fomos repetidamente confrontados com pedidos de produção sobre estes materiais. Como não tínhamos o equipamento necessário, os trabalhos eram assumidos por colegas e nós fazíamos o acabamento. Para nós havia um risco em termos de qualidade e prazos. Por isso, tornou-se necessário adquirir uma máquina adequada para a produção de embalagens de papelão metalizado, plástico e outros materiais não absorventes".

Até recentemente, a VMS-Print utilizava tecnologia de outro fabricante, desde a exposição da chapa até o acabamento. Agora existe pela primeira vez uma máquina da Koenig & Bauer. A Rapida 75 PRO é a primeira máquina em meio formato existente na empresa, que costuma produzir em formato médio.

O diretor-geral explica os critérios de seleção: "Nós aderimos exclusivamente aos parâmetros do mercado - preço, qualidade e assistência. Atualmente, as máquinas da Koenig & Bauer são as que melhor combinam estes parâmetros na configuração que desejamos. Para nós, a assistência técnica foi um aspecto importante e talvez também decisivo. Deixei claro a todos os fornecedores que precisamos de apoio técnico. Até porque se tratava de entrar num novo mercado e de dominar uma nova tecnologia. Acordamos com a Koenig & Bauer ter um treinador ao nosso lado que nos fornecerá experiência em impressão UV e com quem podemos gradualmente carregar a máquina com pedidos.


As embalagens de cosméticos são frequentemente produzidas em cartão metalizado com efeitos ópticos. Esses efeitos podem ser obtidos através de vários tipos de acabamento, tais como estampagem em relevo ou envernizamento UV

Desenvolvimento evolucional

"Hoje estou contente por termos assumido as novas tarefas tecnológicas", congratula-se Mirkamol Mirzamakhmudov. "Oferecemos os nossos clientes alta tecnologia. E a Koenig & Bauer criou os pressupostos para isso. Nós posicionamos nossa gráfica como uma empresa multifuncional e oferecemos aos nossos clientes soluções complexas para a fabricação de produtos de embalagem. Com a introdução da nova máquina satisfazemos as necessidades de nossos clientes. Além disso, decidimos criar a nossa própria estação de mistura de cores. O mercado não descansa. E nós nos desenvolvemos junto com ele, modernizamos as áreas de produção, ampliamos as possibilidades tecnológicas da produção de impressão offset e flexográfica".


A área de produção da empresa foi aumentada para 6.500 m²

Anna Perova

Foto do fundo: A mais recente aquisição da VMS-Print é uma Rapida 75 PRO com seis dispositivos de entintagem e torre de envernizamento para envernizamento UV