Rapida 106 para o 100º aniversário da Richard Bretschneider

Com bólides de acabamento entrando no segundo século

No dia 20 de setembro o especialista em embalagens e acabamentos Richard Bretschneider em Braunschweig festejou com clientes e fornecedores os seus 100 anos de existência. O objetivo era anunciar o início do próximo século na história da empresa: com tecnologia orientada para o futuro, um novo centro de desenvolvimento, inovações em automação e robótica.



A visão de Bretschneider há alguns anos era ser uma forja nobre na produção de embalagens complexas e altamente refinadas e fabricá-las industrialmente. Assim, a empresa posiciona-se conscientemente entre os grandes grupos de embalagem, por um lado, e os fabricantes, por outro. A Bretschneider já produz actualmente embalagens muito especiais - caixas para montar e mailings com designs especiais, conjuntos de presentes, calendários do Advento e expositores - para produtos de beleza, alimentares e não alimentares, bem como para o sector automotivo.


Processos de acabamento inovadores

Coincidindo pontualmente com o aniversário, a Rapida 106 iniciou sua produção. Com seis unidades de impressão, torre de envernizamento, secagem intermediária, uma torre de impressão adicional e torre de envernizamento cada um, prolongamento da saída e logística de empilhamento, ela difere significativamente da tecnologia utilizada por outros gráficos na área das embalagens. Wolfram Zehnle, diretor da empresa, explica: "Queremos tornar-nos ainda mais variáveis no acabamento." Além das clássicas aplicações de verniz duplo, a Bretschneider também utiliza processos inovadores com os quais se destaca e se desenvolve ainda mais.

O diretor Wolfram Zehnle mostra um dos produtos luxuosamente confeccionados e acabados que fazem parte da vida cotidiana da empresa.


A decisão de investir significativamente em novas tecnologias também se baseia nas crescentes exigências e necessidades dos clientes. Um time de nove membros trabalhando inhouse é responsável pelo desenvolvimento de produtos. O time constrói uma grande variedade de embalagens que, posteriormente, são produzidas pela máquina no processo de produção. Os clientes da Bretschneider esperam uma acessoria técnica intensa que integre as mais recentes tecnologias do acabamento. Usando PDFs 3D, renderizações 3D ou também as amostras brancas, eles tomam suas decisões para suas novas embalagens. Durante um período de 3,5 meses, os especialistas da Bretschneider desenvolveram embalagens para 130 produtos diferentes para um fabricante de cosméticos e produziram-nas nas séries correspondentes com efeitos de verniz spot UV e gravações em relevo.

Equipamento logístico no alimentador da Rapida 106


Testes de impressão levados muito a sério

Antes da decisão a favor da Rapida 106, foram realizados testes de impressão em dois fabricantes. A Koenig & Bauer obteve melhor pontuação com alto desempenho, baixo desperdício e alta qualidade consistente. "Os nossos testes foram levados muito a sério" louva Zehnle. O que era importante para ele e para os outros decisores, bem como para os gráficos, eram trocas rápidas de tinta, lavagem paralela e lavagem de unidades de tinta não produtivas durante a impressão, trocas rápidas de rolos anilox, alta flexibilidade em relação à secagem UV, controle de cores em linha e alta produção.

Você pode sentir isso, os gráficos estão realmente entusiasmados com a nova tecnologia com toda a sua automação. Assim que a Rapida 106 assumir a produção, as suas duas antecessoras serão desmontadas. Apesar do conceito de máquina única, a empresa espera capacidade adicional. Ao reduzir pela metade os tempos de acerto e aumentar a produção, os trabalhos nas máquinas anteriores são executados em dois turnos. Uma terceira máquina proporciona capacidades para novos projetos. Isso também é necessário, uma vez que se procuram em todo o lado alternativas de cartão à produção mista até agora utilizada. De acordo com a experiência dos especialistas em embalagens de Braunschweig, este fato tem frequentemente prioridade sobre o preço para o cliente.

O funcionamento das máquinas e o seguimento dos lotes, que é particularmente necessário na produção de embalagens para alimentos, devem ser ainda mais simplificados no futuro. O ErgoTronicApp (posto de comando móvel) e o ProductionApp (rastreamento e armazenamento de lotes) serão em breve filosofias operacionais modernas aplicadas através do smartphone.

Enorme capital: mais de 4.500 ferramentas de corte e vinco estão permanentemente disponíveis em um armazém automático para a produção


Elevado grau de automação de processos

Por ocasião do aniversário, a Bretschneider implementou uma extensa automação de processos para além da impressão. Uma unidade de embalagem automatizada enche caixas para montar e mailings em caixas de cartão com otimização do espaço. Em seguida, um robô de paletização encarrega-se do fecho, etiquetagem, paletização e remoção dos produtos embalados. Outra linha de produção totalmente automatizada com a mais recente tecnologia de robôs oferece novas dimensões de desempenho na co-embalagem. O sistema de confecção totalmente automatizado embala até 30.000 artigos por hora com controle de qualidade em linha óptica paralela.

O fato de que o serviço de embalagem abrangente é mais do que apenas impressão, corte e colagem, é ilustrado pela expansão espacial das várias áreas. Enquanto a produção mecânica ocorre em três turnos ocupando cerca de 6.000 m2, a área de embalagem e logística é duas vezes maior. A fábrica propriamente dita oferece 8.000 postos de armazenamento de paletes. Se necessário, podem ser complementados com superfícies do Grupo Streiff, a empresa-mãe da Richard Bretschneider.



Website interessante:

www.bretschneider.de

No centro de desenvolvimento elaboradamente projetado, os plotters de corte produzem amostras para novas soluções de embalagem. Sua largura de trabalho pode atingir os 3,20 m


Martin Dänhardt

Foto do fundo: Stefan Schulz e seus colegas gráficos participaram na decisão de optar pela Rapida 106, que está equipada com uma vasta gama de opções de acabamento