Horário para o futuro

Deste modo você vai capacitar sua empresa para a Transformação Digital

Na última edição do Report você pôde ler como a Transformação Digital guia o mundo da impressão para o futuro, como a Transformação Digital altera processos de negócios, como cria novas ofertas de serviços e anuncia uma mudança cultural. Na segunda parte, Thomas Göcke, Head of Digitalization & Marketing na Koenig & Bauer em Radebeul, explica quais são os ingredientes necessários para uma Transformação Digital exitosa.



Em comparação com a Digitalização – que só compreende a utilização de tecnologias digitais – a Tecnologia Digital descreve um processo que tem em seu ponto fulcral o surgimento de novos modelos de negócios e uma concentração no cliente a 100%. Como resultado existem novas ofertas para os clientes, novos mercados e uma nova cultura. Isso é possível graças à alteração de pressupostos técnicos. Processos operativos, a vivência do cliente e os modelos de negócios digitais são compactados.


Visões sobre a alteração

Qualquer transformação digital nos negócios começa com uma visão que depois é transformada em uma agenda digital. Os principais ingredientes são:

Em primeiro plano surgem questões relativas à visão digital, tais como:

  • Por que queremos transformar digitalmente? Só se nós próprios soubermos por que vamos por esse caminho, é que poderemos motivar e entusiasmar colaboradores e clientes.
  • Como é que a nossa visão tem origem no modelo de negócios atual? Como nossos colaboradores, clientes e parceiros comerciais poderão entender o passo como sendo um aperfeiçoamento consequente?
  • Quais são os argumentos convincentes que a nossa visão digital fornece e quais são os alvos concretos?
  • Como é que nossa visão vai ser comunicada a todos os níveis da empresa e a todas as unidades de negócios?
  • Qual será a reação dos colaboradores, clientes e parceiros comerciais perante a nossa visão?
  • Qual o grau de abertura que nossa visão possui para novos desenvolvimentos e alterações?


A resposta a estas perguntas desencandeia a mudança de muitos processos e também da cultura empresarial, bem como das estruturas e da organização e do alinhamento da TI às novas atividades. A empresa está abrindo novos caminhos para a chegada das soluções. As formas digitais de pensar estão ganhando terreno.

Mc Kinsey formula da seguinte maneira: "As empresas que utilizam com sucesso a tecnologia digital não a consideram um extra. A digitalização está se tornando uma parte integrante do que elas são, porque elas estão transformando seus valores e desenvolvendo cada nível da empresa para se tornar comandado por dados, orientado por clientes e altamente flexível".

Agilidade, inovação e ambiente de trabalho digital

A agilidade começa nas mentes das pessoas. Um marco que demonstra a viabilidade teórica de um projeto é uma prova de conceito que deve ser desenvolvida no âmbito de times interdisciplinares. Essa prova de conceito minimiza os riscos na tomada de decisão e testa a aceitação da aplicação em colaboração com fabricantes e parceiros. A abordagem fail an learn pode ser alcançada com poucos recursos, claramente definidos. Os componntes existentes podem ser novamente utilizados. É criado um intercâmbio de conhecimentos, aberto e intenso.

O pensamento digital requer locais de trabalho digitais. Porque a inovação, a rapidez e a cooperação, muitas vezes através das fronteiras e de culturas, exigem novas formas de trabalhar. A flexibilidade na organização do tempo de trabalho requer ferramentas móveis, incluindo modernas ferramentas de colaboração. A maioria dos colaboradores encara o digital workplace como uma oportunidade para um melhor equilíbrio entre vida profissional e familiar.

O sucesso de uma transformação deve ser mensurável através de indicadores-chave de desempenho (KPIs) previamente definidos. Normalmente, mede-se um aumento da satisfação dos clientes e funcionários. Também um valor de time-to-quote reduzido e uma maior taxa de cross e up-sell em vendas e assistência, uma melhor precisão de previsão ou uma maior Taxa Fixa de Primeira Vez / Resolução de Primeira Chamada (FTR) na assistência devem ser definidos como possíveis alvos.

Dá certo ou não dá?

O que é preciso fazer para encetar o caminho para a Transformação Digital? Em primeiro lugar está a verificação da realidade. Ela inclui a organização e a clarificação dos orçamentos necessários e o desenvolvimento de visões e estratégias digitais. Além disso, os projetos de farol devem ser selecionados e iniciados rapidamente, devendo ser definidos os KPIs associados. Depois seguem-se métodos, ferramentas e formas de pensar para a concepção de um Local de Trabalho Digital. O marketing interno/gestão da mudança deve ser vivido ativamente, ao mesmo tempo que deve ser implementado um roteiro para a transformação digital.


Lessons learned:

  • A Transformação Digital não é um centro de custos; ela deverá criar constantemente valor agregado.
  • A Transformação Digital não é um projeto ou programa, é uma mudança constante.
  • A Transformação Digital não é uma dieta rápida, mas uma mudança de regime alimentar.
  • Tecnologia sozinha é somente uma nova demão de tinta. Trata-se dos valores internos.
  • Transformação Digital não se pode comprar
  • e por último, mas não menos importante ...

Thomas Göcke