Novo pavilhão de produção e nova técnica para a gráfica Schmidt & Buchta

Alegria antecipada sobre a Rapida 76

Matthias Herrmann, diretor da Schmidt & Buchta em Helmbrechts, na Alta Francônia, visitou a Koenig & Bauer Grafitec em julho para saber mais sobre a fábrica onde é produzida sua Rapida 76. No final do passeio pelo galpão de montagem, ele estava diante de uma máquina que produzia a plena capacidade: a sua máquina. Ele foi saudado pela máquina com um poster individual – o que surpreendeu visivelmente o chefe da empresa!



Certamente que, entretanto, a Rapida 76 de cinco cores com torre de envernizamento e prolongamento da saída já iniciou a produção. Além da máquina, a empresa também investiu em um pavilhão de produção com uma área de 1.000 m2. O fato de ambos os investimentos terem sido possíveis ao mesmo tempo deve-se à boa reputação da Schmidt & Buchta no mercado e ao fato de o patrão encarar o futuro com uma atitude positiva. O consultor fiscal Marco Matus fez a seguinte recomendação: "Fazemos isso de uma só vez." Na Elbe-Leasing a Schmidt & Buchta encontrou um financiador que conhece o ramo.

Além da impressão comercial de todos os tipos, a Schmidt & Buchta produz amostras de flaps para a indústria têxtil. Elas são utilizadas para a apresentação de amostras de tecido em empresas de moda e em feiras comerciais. Outra figura de destaque são os relatórios comerciais, que podem ser produzidos em pequenas quantidades de 15 a 25 exemplares em impressão offset, se o cliente desejar.


Benjamin Nelles (esq.) explica a Matthias Herrmann (2° da direita) a documentação sobre qualidade referente à Rapida 76


Flexível no meio formato

A Schmidt & Buchta necessita de uma tecnologia particularmente flexível para produzir estes produtos de impressão, que não podem ser mais diferentes, uma vez que a Rapida 76 é a única impressora de meio formato existente na empresa. Os substratos de impressão de 40 a 700 g/m2 têm de ser impressos de forma fiável e com alta qualidade. Além disso há envernizamentos, por exemplo, efeitos drip off, corte e vinco em linha e perfurações através da unidade de envernizamento.

Outra característica da Rapida 76 é seu alto nível de automação, o que significa que a maior parte do trabalho que exige mudanças rápidas de trabalho faz parte da configuração de impressão selecionada. Além disso, ela possui um sistema de monitoramento de qualidade quase completo. QualiTronic PDF combina três funções úteis em um sistema: controle de cores em linha, incluindo LiveView, inspeção das folhas com controle do avanço da impressão, bem como a comparação das folhas impressas com PDF de pré-impressão.

Até mesmo a aquisição da máquina foi diferente do que muitas vezes é o caso. O próprio Matthias Herrmann abordou os fabricantes para procurar a tecnologia adequada. Os pontos fortes da Koenig & Bauer foram a inovadora construção da Rapida 76, o seu posto de comando com a sua vasta gama de funções e a verificação PDF, que é quase invulgar no meio formato. Para além do seu interesse pela Koenig & Bauer, rapidamente veio a sensação de que estavam sendo bem tratados pelos seus funcionários. "No final, o instrutor de impressão Benjamin Nelles vendeu a máquina", recorda o chefe da empresa com vista a várias demonstrações conjuntas de máquinas.

Grande recepção perante a nova Rapida 76 para Matthias Herrmann (cent.), seu consultor fiscal Marco Matus (2º da esquerda), Thomas Grübner da Elbe-Leasing (4º da esquerda) e funcionários do fabricante.


Visão otimista para o futuro

A Rapida 76 vai dar à Schmidt & Buchta uma vantagem competitiva durante vários anos. Ela é provavelmente a impressora offset plana mais automatizada desta classe de formato existente na região. Matthias Herrmann está convencido de que, desta forma, poderá conquistar novos clientes.

A atitude positiva do empresário gráfico Matthias Herrmann é exemplar e entusiasma todo o mundo: o financiados, os fornecedores e o fabricante da máquina de impressão. Assim, ninguém se surpreende quando Herrmann responde espontaneamente à pergunta onde se vê daqui a cinco ou sete anos: „Novamente aqui em Dobruška!“


Benjamin Nelles (esq.) dá detalhes técnicos a Matthias Herrmann sobre as Rapidas de meio formato. A montagem final em Dobruška ofereceu as melhores condições, uma vez que máquinas e agregados estão disponíveis em todos os estados de montagem


Uma câmera, três funções: controle de cores em linha, inspeção das folhas, bem como a comparação das folhas impressas com PDF de pré-impressão

Martin Dänhardt

Foto de fundo: Por ocasião da visita de Matthias Herrmann (esq.), a Rapida 76 produziu um cartaz concebido individualmente para ele. Peter Kolle (centro), diretor de Vendas da Koenig & Bauer Sheetfed, e Christofer Hugel das Vendas da Koenig & Bauer (DE) entregam-lhe um exemplar emoldurado