Especialista espanhol em litografia, Litalsa, é o primeiro usuário comercial

A MetalDecoJET inicia a produção

A Litalsa, especialista espanhola em decoração de metais, trabalha com os maiores fabricantes de embalagens do mundo, oferecendo-lhes serviços de envernizamento e impressão offset de alta qualidade em folhas metálicas que os clientes transformam numa variedade de recipientes e tampas: desde latas clássicas para alimentos passando por latas de aerossóis, embalagens decorativas, tampas twist off e tampas coroa.



Procurando maneiras de lidar com a crescente variedade de diferentes trabalhos com tamanhos de lotes cada vez menores e oferecer aos clientes os serviços necessários para reduzir o tempo de colocação no mercado, o CEO da Litalsa, Juan Inchausti, e seus especialistas em impressão e pré-impressão procuraram fornecedores de impressoras digitais que pudessem atender às elevadas exigências da indústria de embalagens metálicas.

Logo ficou claro que não era a qualidade de impressão em si que faltava – muitos fornecedores ofereciam impressão de alta qualidade – mas que as propriedades de processamento das tintas UV levavam a problemas recorrentes: Camadas de tinta que eram até 10 vezes mais espessas do que na impressão offset, superfícies rugosas que tinham de ser cobertas com camadas de verniz adicionais, tintas estilhaçadas que podiam desprender-se e contaminar os alimentos nos recipientes a serem produzidos, falta de conformidade alimentar e estabilidade térmica dos pigmentos e assim por diante.


Tintas à base de água não tóxicas e seguras para os alimentos

Para a Litalsa foi uma abordagem surpreendentemente nova à impressão digital em folha de metal para embalagens, que o especialista em decoração metálica Koenig & Bauer MetalPrint apresentou na METPACK 2017: O uso de tintas à base de água atóxicas e seguras para alimentos em substratos não absorventes em combinação com um projeto de máquina adequado para condições de produção industrial.

Após analisar amostras e testar minuciosamente o conceito de máquina da MetalDecoJET, que se distingue por sua capacidade de combinar perfeitamente os formatos de chapas comumente usados na decoração de metais, a Litalsa decidiu firmar um acordo com a Koenig & Bauer MetalPrint para se tornar o primeiro usuário comercial dessa tecnologia exclusiva de jato de tinta à base de água.


Ambas as funcionárias estão recebendo treinamento na MetalDecoJET


Nos meses seguintes, a unidade de impressão digital apresentada na feira foi expandida para uma linha de produção industrial composta por sistemas automáticos de alimentação, pré-tratamento, impressão, secagem e empilhamento, tornando-se o primeiro sistema de impressão digital desenvolvido especificamente para o mercado de decoração de metais. Durante esta fase de concepção, o time de desenvolvimento em torno do Gestor de Linha de Produto Rainer Simon trabalhou intensamente para melhorar ainda mais a qualidade de impressão e estabilizar os parâmetros do processo que, em última análise, determinam a produtividade desse sistema.

Este trabalho foi recompensado com o bem-sucedido teste de aceitação da fábrica no final de 2018 em Stuttgart, onde o CEO Juan Inchausti e o gerente de pré-impressão David Valencia classificaram a qualidade de impressão de mais de dez trabalhos diferentes como comparável à impressão offset e, portanto, como produção vendável. A alta qualidade de impressão e as boas propriedades de processamento também recentemente chamaram a atenção em outros lugares: Por incumbência da empresa thyssenkrupp Rasselstein, as empresas Pirlo Verpackungen e Koenig & Bauer MetalPrint produziram latas snap-on impressas digitalmente para os participantes do Rasselstein Future Symposium 2019.

Transferência de produção bem-sucedida para o cliente

Mas voltemos à empresa modelo espanhola Litalsa. Após o bem-sucedido teste de aceitação na fábrica, foram feitos preparativos em Oyón para a entrega e instalação da MetalDecoJET, de modo que o time de Stuttgart teve a possibilidade de, rapidamente, montar e colocar em funcionamento a linha de produção. Já no início de julho, a linha foi entregue ao cliente para produção.

O treinamento está atualmente a decorrer na máquina, onde o engenheiro gráfico da Koenig & Bauer, Manuel Weiler, está familiarizando o time de pré-impressão de David Valencia com o funcionamento da máquina e o tratamento dos dados de impressão. Para esse fim, os trabalhos atualmente em execução nas impressoras offset são também impressos na MetalDecoJET, a fim de efetuar e documentar os ajustes necessários ao gerenciamento das cores e ao fluxo de trabalho digital até agora praticados. E os resultados são muito positivos: Para os clientes em visita guiada à exemplar fábrica da Litalsa e que também passam pela MetalDecoJET é muitas vezes impossível distinguir entre produção digital e analógica, especialmente devido à aplicação de tinta tipo offset.


A primeira MetalDecoJET instalada no especialista espanhol em litografia


Esta comparabilidade é também o que permite à Litalsa utilizar a MetalDecoJET para as atividades de pré-produção e de marketing dos seus clientes, em que a fase de concepção consiste em inspecionar imediatamente os designs na folha metálica, implementar alterações de design à velocidade da luz e depois imprimi-las em pequenas tiragens. Após o exitoso teste de campo, os layouts podem ser transferidos para as máquinas offset convencionais nas tiragens habituais sem quaisquer problemas. Desta forma, a MetalStar3 do cliente está totalmente disponível para trabalhos de volume, não havendo mais atrasos devido aos inúmeros processos de acerto e partida.

Vai ser interessante observar como os clientes da Litalsa aceitam esta nova oferta e aproveitam a flexibilidade que ela traz. De qualquer forma partimos do princípio de que os especialistas em marketing já estão na grelha de partida para realizar aplicações de individualização ou personalização em massa junto com a Litalsa na MetalDecoJET que antes não eram possíveis na decoração de metais.

Rainer Simon

Foto de fundo: Latas impressas digitalmente na MetalDecoJE para o Future Symposium a ter lugar na thyssenkrupp Rasselstein