A joint venture belga Coldset Printing Partners aposta na Cortina

Melhor qualidade de impressão – para os jornais do futuro

Com duas novas rotativas offset sem água de dupla largura da Koenig & Bauer Cortina e uma extensa modernização do sistema Commander existente, a Coldset Printing Partners, a empresa que opera na área da impressão do grupo belga Mediahuis, investiu fortemente na impressão. Durante dois anos – até junho de 2019 – o centro de impressão Paal-Beringen foi orientado para as exigências da impressão de jornais nas próximas décadas.



O grupo de mídia Mediahuis, que atualmente está crescendo fortemente, foi criado em 2015 por meio da fusão das empresas Concentra e Corelio. Para além dos jornais regionais como o Het Belang van Limburg e o Gazet van Antwerpen, o Mediahuis integra entretanto os jornais belgas Standaard e Nieuwsblad, o jornal empresarial neerlandês NRC, o jornal regional De Limburger e o grupo Telegraaf, bem como o jornal irlandês Irish Independent.

Já em 2010, a Concentra e a Corelio, que ainda operavam de forma independente na época, fundiram suas atividades de impressão na joint venture "Coldset Printing Partners" (CPP) para trabalharem juntas na produção gráfica de amanhã. Paul Huybrechts tinha assumido a direção da CPP. Em conversa com o Report, o gerente da gráfica enfatizou: "Acreditamos que há pessoas que querem comprar jornalismo de qualidade em papel e é por isso que vamos continuar a imprimir jornais durante muitos anos.


Paul Huybrechts tem uma visão clara da produção de impressão no futuro

Em 2013, foram lançados na CPP os primeiros jogos de simulação sobre as estruturas da futura produção gráfica. A produção para o mercado belga deveria ser concentrada na gráfica em Paal-Beringen. Em 1999, foram instaladas quatro KBA Commander, cada uma com três torres 4/2 e uma dobradeira, a 60 km a nordeste da capital, Bruxelas, para a produção de tablóides até 96 páginas.

Mas desde há muitos anos que volumes de 80 e mais páginas são coisas do passado. Isso abriu a porta a uma reestruturação completa da gráfica. Na mesma área e sem alterações dispendiosas no edifício foi possível acomodar mais linhas de produção. E assim, em combinação com uma melhoria na velocidade, foi possível criar uma capacidade de exemplares significativamente maior.


As tremonhas deslizantes da Cortina permitem à CPP oferecer uma grande variedade de formatos de jornais


No final do processo de avaliação, a CPP 2017 optou por um retrofit abrangente de suas máquinas Commander a ser executado pela Koenig & Bauer. O lado positivo de um novo investimento. Paul Huybrechts: "Estávamos e ainda estamos convencidos de que temos de alcançar uma qualidade próxima da comercial se quisermos manter a nossa posição no mercado ou mesmo crescer." Assim, a segunda parte do plano de investimento consistiu na aquisição de duas máquinas offset sem água do tipo Cortina.

Após o retrofit, Huybrechts aprova a Commander com uma velocidade de 40.000 rev./h como tendo uma "boa qualidade de jornal". Mas este não é o nível para poder assumir uma posição de liderança na competitividade futura. Um ativo da impressão comercial clássica, nomeadamente a flexibilidade de formato, foi outro objetivo importante do projeto de reconstrução. As duas linhas Cortina com as suas tremonhas deslizantes permitem agora larguras de papel variáveis. Para as páginas horizontais de produtos tablóides, isso significa variabilidade na altura da página.


A conversão das capacidades de impressão em Paal-Beringen foi possível sem que tivesse havido uma intervenção dispendiosa na estrutura do edifício


Em abril de 2017, a Coldset Printing Partners iniciou o retrofit elétrico e mecânico de suas sete torres de impressão e três dobradeiras, que foram aceitas na nova configuração. O único ponto crítico na perspectiva do cliente foi a realocação de uma das quatro dobradeiras Commander para o outro extremo da linha de máquinas. No final de janeiro/início de fevereiro de 2018, foram planejadas quatro semanas para essa operação, durante as quais a gráfica teve que se contentar com apenas três máquinas. "Também aqui a Koenig & Bauer fez um bom trabalho", afirma Paul Huybrechts agradecido. Na mesma ocasião foram reconfigurados os percursos do papel das máquinas Commander. Em seguida, as Commander antigas foram substituídas por máquinas Cortina novas. A primeira rotativa sem água entrou em funcionamento no outono europeu de 2018, a segunda em maio de 2019. De acordo com Paul Huybrechts, o comissionamento "correu bem". Tal como vários outros utilizadores, por exemplo em Friburgo ou Düsseldorf, a CPP equipou uma das duas máquinas com uma unidade de envernizamento UV, para que em grandes superfícies de tinta possa ser aplicado um verniz de proteção.

Gerd Bergmann

Consultas:

Henning Düber

Foto de fundo: A CPP investiu em duas Cortinas da Koenig & Bauer, cada uma com duas torres de impressão 4/2 e uma dobradeira.